sexta-feira, 30 de julho de 2010

600 quilos de chocolate serão produzidos diariamente em fábrica na região cacaueira

O sul da Bahia está a pouco mais de um mês de dar um passo histórico em sua economia. Após mais de 200 anos de cultivo do cacau, finalmente a região deixará de ser uma exclusiva produtora da matéria-prima para ingressar no bem sucedido time dos fabricantes de chocolate.

A fábrica, financiada com recursos do BNDES, Governo do Estado (via CAR) e Prefeitura de Ibicaraí, irá funcionar neste município a partir de setembro. Segundo o prefeito Lenildo Santana, as máquinas chegam hoje e está projetada uma produção de 600 quilos de chocolate por dia.
Pequenos produtores de Ibicaraí, Floresta Azul e Coaraci serão diretamente beneficiados, com a possibilidade de ampliar seu faturamento em 300%. Santana comemora o fato de que o produtor, finalmente, “deixa de ser apenas exportador de matéria-prima”. Ele salienta que, somando-se ao incremento da renda, a produção de chocolate “significa uma mudança de cultura em nossa região”.
Na administração da fábrica, estará a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Almada e Adjacências (Cooafba). Além do chocolate, haverá produção de outros derivados do cacau, como liquor e manteiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário