Produção de Guaraná, dendê, a maior produção de graviola do mundo esta transformando a região do baixo sul em um dos maiores pólos produtores de agropecuária da Bahia, isso porque a seagri a secretaria de agricultura, quer intensificar a produção de cacau, cravo, dendê, guaraná,pimenta e piaçava, além de instalar industrias para agregar valores aos produtos. O secretario de agricultura Eduardo Sales fala da importância da nossa região para o pais. A região composta por 16 municípios deve passar por um estudo para identificar as formulas usadas para atração de indústrias e de investidores segundo afirma o secretário.
Atualmente no baixo sul os produtos são comercializados in natura em seis unidades da cooperativa central dos produtores da Bahia, o primeiro produto a ser exportado de Camamu foi o Cravo, mas em pequena escala para países como a Bélgica,Inglaterra, frança e emirados Árabes, somente a Ambev compra 300 toneladas por ano de guaraná, produzido em Taperoá.
A região do baixo sul já é considerada a maior produtora de graviola do mundo,. Os dados são da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), mostrando que o estado produz oito mil toneladas de graviola ao ano. A fruta é típica aqui da região sul, onde é a terceira cultura mais importante, atrás do cacau e da banana. Una, Valença, Gandu, Ilhéus, Wenceslau Guimarães e Tancredo Neves, somam mais de 700 hectares. Segundo o diretor de defesa vegetal da Adab, Armando Sá, os produtores apostam cada vez mais na fruta, pois ela é utilizada em indústrias processadoras na produção de sucos e polpas e este mercado está em expansão. fonte: portal rio una fm)
Nenhum comentário:
Postar um comentário